Offline
ATENDIMENTO DO SAMU É PREJUDICADO POR MEIO DA GRANDE QUANTIDADE DE TROTES PRINCIPALMENTE DURANTE A PANDEMIA
30/04/2021 09:02 em Todas

É fato que principalmente durante a pandemia o atendimento a pacientes com suspeita e que testaram positivo para o COVID-19, aumentou significativamente. Os profissionais do socorro de urgência (SAMU) têm trabalhado no limite e merecem nosso respeito e apoio.

Entretanto, segundo dados passados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no ano de 2020 o sistema de atendimento registrou o número de 2057 trotes. De janeiro a abril deste ano já foram 704 trotes contabilizados.

Os números são preocupantes, pois o ocupamento da linha 192, bem como o deslocamento de uma ambulância via trote, ocasiona a falta de atendimento a quem realmente precisa.

É importante que aconteça a mudança de pensamento e as pessoas que praticam esse tipo de ação se conscientizem que o trote não é uma brincadeira e pode trazer sérias consequências. 

TROTE É CRIME:

Está prevista a cobrança dos gastos com a chamada, equipamentos utilizados, deslocamento da equipe (combustível) e profissionais mobilizados, através da fatura da conta do telefone utilizado na ligação. O autor do trote pode ser responsabilizado ainda penalmente por descumprir o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, que classifica o trote como crime e prevê reclusão de até três anos.

#trotenao

 

BlogBraga: Repórter Paiva

COMENTÁRIOS