Offline
Farmacêutica diz que teste com anticorpos sintéticos reduziu mortes por Covid em estudo com 1 mil pacientes
26/01/2021 15:43 em Todas

Estudo ainda não foi publicado em revista científica e não passou por revisão de cientistas. Resultados anunciados pela norte-americana Eli Lilly foram obtidos de um estudo de fase 3, envolvendo 1.035 pessoas.

Por France Presse

 

Empresas testam drogas com anticorpos para tratar e prevenir a Covid-19 — Foto: David Morrison/Eli Lilly/AP

Empresas testam drogas com anticorpos para tratar e prevenir a Covid-19 — Foto: David Morrison/Eli Lilly/AP

 

A empresa farmacêutica norte-americana Eli Lilly afirmou nesta terça-feira (26) que a combinação de dois anticorpos sintéticos reduziu em 70% hospitalizações e mortes por Covid-19 em pacientes de alto risco, com testes positivos recentes.

 

 

Os resultados foram obtidos de um estudo de fase 3, envolvendo 1.035 pessoas. Entretanto, os dados ainda não passaram por revisão de pares e nem foram publicados em revistas científicas.

 

"Bamlanivimab e etesevimab juntos têm o potencial de ser um tratamento importante que reduz, significativamente, as hospitalizações e a morte em pacientes com Covid-19 de alto risco", disse o diretor científico da Lilly, Daniel Skovronsky.

 

Alemanha vai adotar tratamento experimental contra a Covid à base de anticorpos usado por Trump

 

De acordo com a empresa, o tratamento também reduziu a carga viral dos pacientes e o tempo de recuperação da doença. Os pacientes receberam um placebo, ou a combinação de 2,8 gramas de cada um dos dois anticorpos.

 

Houve 11 mortes, ou internações, entre os pacientes que receberam o tratamento, 2,1% desse grupo. No placebo, foram 36 mortes, ou hospitalizações, correspondente a 7% do grupo.

 

 

Isso significa que a terapia representou uma redução de risco de 70%. O resultado foi estatisticamente significativo, o que torna improvável uma ocorrência aleatória.

Houve dez óbitos no total, todos entre os pacientes que tomaram placebo, e nenhum no grupo de terapia.

 

A empresa disse que continuará estudando o medicamento em outro ensaio para examinar se doses mais baixas produziriam o mesmo impacto.

 

 

Os anticorpos monoclonais são versões das defesas naturais do corpo fabricadas em laboratório com o objetivo de combater infecções.

 

 

Confira mais no G1 Notícias.

COMENTÁRIOS