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Superlotação é a maior reclamação dos usuários do Metrô e da CPTM, segundo pesquisa do Procon
27/11/2019 09:31 em Todas

Dados mostram quase 65% dos usuários acham o serviço da CPTM regular ou péssimo. E 40% dos usuários do Metrô também avaliam o serviço dessa maneira.

Por Bom Dia SP — São Paulo

 

Pesquisa do Procon mostra a satisfação das pessoas com o transporte público de São Paulo

 

 

 

Mais de 80% dos usuários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) dizem que a superlotação é o principal problema dos transportes sobre trilhos na Grande São Paulo. Os dados são de uma pesquisa de satisfação feita pelo Procon-SP.

 

Segundo o governo do estado, as linhas do Metrô e da CPTM transportam cerca de oito milhões de pessoas por dia.

 

Devido a superlotação, mais de 64% dos usuários da CPTM avaliam o serviço como regular (45,32%) ou péssimo (19,61%).

 

A satisfação do Metrô, na opinião dos usuários, é melhor que a da CPTM. Segundo a mesma pesquisa, menos de 40% consideram o serviço regular (30,84%) ou péssimo (9,02%). A superlotação é a principal queixa de quem utiliza o transporte oferecido pela empresa e a linha 3- Vermelha é a que mais recebeu reclamações.

 

 

Assédio Sexual

 

Outro problema relatado são as ocorrências de assédio sexual: 10,42% dos usuários do Metrô e da CPTM declararam que já sofreram assédio.

 

"Foi nessa linha [vermelha] mesmo, foram dois caras. Eles chegaram perto, não encostaram em mim, mas ficaram falando coisas no meu ouvido. Foi horrível. É muito difícil. Quando você pega o trem lotado é impossível não encostarem em você, mas você fica com medo, né", relata a estudante Milena Cristina.

 

Outro Lado

 

Em nota, o Metrô de São Paulo informou que a Linha 3-Vermelha é a linha com o menor intervalo entre trens na América Latina e que a instalação de um novo sistema de controle até 2021 vai reduzir para menos de um minuto esse intervalo. Outra medida, segundo o Metrô, é a ampliação da Linha 2-Verde até a Penha. Com obras previstas para 2020, essa ampliação vai permitir uma melhor distribuição do fluxo de passageiros na Zona Leste.

 

A CPTM informa que nos últimos dois anos, 65 novos trens entraram em operação e que a Linha 12-Safira opera com intervalos de seis minutos nos horários de pico e 10 minutos nos horários de menor movimento.

 

Ainda segundo a empresa, os trens viajam com uma velocidade média de 40km/h que é considerada de boa performance para o transporte sobre trilhos. O tempo de parada em cada estação é de cerca de 30 segundos.

 

 

Em relação ao assédio sexual, a CPTM diz que repudia todos os tipos de crime e age para coibir atitudes criminosas. A empresa também informa que realiza campanhas para incentivar as vítimas a denunciarem os agressores. A companhia informou que a equipe de segurança está orientada a acolher a vítima e oferecer encaminhamento às delegacias de polícia ou uma delegacia da mulher.

 

 

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