Offline
Bahiater realiza Jornada da Agroecologia no Território Irecê
24/08/2019 06:46 em Todas

A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), encerrou, nesta sexta-feira (23), no município de João Dourado, a Jornada da Agroecologia, envolvendo agricultores familiares de Mulungu do Morro e Canarana.   

Na formação, os agricultores familiares foram conscientizados sobre a importância da agroecologia para a agricultura familiar e para o meio ambiente. Também receberam orientações sobre os microorganismos e o manejo ecológico do solo, além de aprenderem técnicas agroecológicas, a exemplo da produção de húmus, composto natural usado para o crescimento das plantas.

De acordo com Edvaldo Reinaldo, especialista em Agroecologia, da Bahiater/SDR, a política pública de assistência técnica e extensão rural (Ater) agroecológica é fundamental para o desenvolvimento da agricultura com sustentabilidade: “Essas ações esclarecem a importância da agroecologia e da prática de manejo de agroecossistemas sustentáveis para os agricultores familiares, alimentando um processo social evolutivo de construção do conhecimento agroecológico no Território de Irecê e na Bahia”. 

José Bonifácio Borges de Almeida, agricultor familiar de João Dourado, diz que a jornada veio para ampliar seus conhecimentos sobre a pauta da agroecologia: “Produzo de tudo um pouco. São hortaliças, verduras e frutas agroecológicas. Toda vez que a Bahiater faz estas visitas, vou aprendendo mais, colocando a mão na prática, me aperfeiçoando e levando produto saudável para a mesa de todos”.

José Vital, agricultor familiar, da Fazenda Brisa, de João Dourado, afirmou que está ansioso para colocar em prática o que aprendeu: “Aprendi muita coisa. Fazer adubos, os defensivos. Vou iniciar uma plantação de hortaliça orgânica e eliminar adubos químicos, venenos. Buscar conhecimento para melhorar nosso trabalho é muito importante!”.


Blogbraga/CAR - Silvia Costa Coordenadora de Comunicação

COMENTÁRIOS