Offline
SÃO DESIDÉRIO: COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS DE BARREIRAS JUNTO COM MERGULHADOR ESPECIALISTA EM CIRCUITO FECHADO DESENVOLVEM TÉCNICA DE MERGULHO EM CAVERNA.
23/07/2019 07:15 em Todas

Dois mergulhadores realizaram um feito pouco conhecido nas cavernas submersas da região Oeste. O comandante do Corpo de Bombeiros de Barreiras, tenente-coronel Lusquinhos, e o dr. Lászlo Mocsári, médico anestesista, especialista em medicina hiperbárica e mergulho com circuito fechado, percorreram cerca de 1,5 km embaixo d’água, no último domingo (21).

O mergulho aconteceu em um local conhecido como Caverna do Surubim, no município de São Desidério, e durou aproximadamente quatro horas. Toda a operação foi registrada em vídeo (Veja abaixo) e acompanhada pelo Núcleo de Mergulho do 17º Grupamento de Bombeiros Militar.

Durante a expedição, o tenente-coronel e o médico desenvolveram técnicas de mergulho em caverna e utilizaram um equipamento de rebreather. O aparelho permite que o gás exalado no momento da operação seja reciclado, favorecendo a sua reutilização.

Em um trecho do percurso, por conta da restrição de espaço, os dois precisaram utilizar equipamentos iguais aos empregados no resgate de doze adolescentes e um treinador, ocorrido no mês de junho do ano passado, na Tailândia,

A informação é de que o trajeto só foi percorrido antes por outros dois mergulhadores, Cristofer Martins e Rodrigo Severo. Ambos fizeram o trabalho de descobrimento e cabeamento da rota.

Outras cavernas:

Ainda durante o final de semana, outros militares do 17°GBM percorreram outras cavernas. Em parte delas, os bombeiros militares tiveram que entrar mergulhando, em outras, a descida aconteceu com a técnica de resgate em altura.

"É importante que os nossos militares conheçam essas galerias. Verificamos as entradas, saídas e aberturas dos ambientes, caso haja necessidade de intervenção em caso de incidentes, que podem acontecer mesmo com os estudiosos que frequentam os locais", explicou o tenente-coronel BM Lusquinhos.

Fotos: Laszlo Mocsari

 

BlogBraga/ Repórter Paiva/ 17º GBM de Barreiras

COMENTÁRIOS