Offline
LEM: Levantamento rápido mostra altos índices de infestação do mosquito da dengue
28/02/2019 08:37 em Todas

Na semana passada agentes de endemias e de saúde se uniram com o propósito de coletar dados para o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa). Os resultados que foram divulgados nesta terça-feira, 26, não são nada animadores.

As coletas tiveram 88% de confirmação e o índice de infestação foi de 4%, um número considerado alto. Para se ter ideia, o aceitável pelo ministério da saúde é de 1%.

O Bairro Vereda Tropical teve o maior número de denúncias e os moradores reclamam do mato em terrenos ainda não habitados. Mesmo assim, os agentes de endemias dizem que os principais focos são em domicílios e locais de acúmulo de lixo, o período ainda inspira cuidados, o clima de chuva e sol contribui para que o mosquito se prolifere com mais facilidade.

Outro ponto que inspira cuidados é relacionado aos imóveis abandonados onde os agentes não conseguem acesso e precisam de autorização judicial para adentrar nestes imóveis. A coordenadora do núcleo de endemias, Cristina Barreto, informou que Luís Eduardo Magalhães é o único município Baiano com quatro aeronaves tipo drone, usados para ajudar na cobertura destes imóveis. 

Até o momento foram registrados 249 casos de suspeitos, destes 120 já estão confirmados.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!