MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1608/slider/1f4fb48e3e0d46dac08931e06a82d642.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1608/slider/145dccac068ddd900d639df742db7096.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1608/slider/9a1c2795974e7f194f60d12072b2d89c.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1608/slider/321ca363a9becbcec7861440bf3fc9d9.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1608/slider/7a8e15e08289e151aa82d223a3c30821.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1608/slider/a49208ba7b9723d7998e46802a6ed1ef.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1608/slider/4ef591ea3362718a95ac9fd5d27598b3.png
Rio de Janeiro adere ao Propag e reduz parcelas da dívida com a União
Programa obriga que 60% do valor poupado vá para educação e saúde
Radioagência Nacional - Por Cristiane Ribeiro
Publicado em 22/06/2026 16:16
Todas
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Depois de meses de negociação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador em exercício do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto, formalizaram, nesta segunda-feira (22), a adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

Assim, o RJ deixa o Regime de Recuperação Fiscal e passa a seguir as regras do Propag, reduzindo as parcelas mensais que paga à União, sem a cobrança de juros. A dívida total do Rio com a União é de R$ 203,3 bilhões.

A contrapartida é que 60% do valor que deixará de ser pago à União seja investido em educação e saúde.

Em breve discurso, Lula destacou que o governo federal já fechou acordos com quatro grandes estados que deviam à União, e que o importante é garantir que os juros que eram cobrados sejam revertidos em programas sociais.

"É importante lembrar que o estado do Rio de Janeiro pagava uma dívida de R$ 1,3 bilhão por mês, e vai pagar, agora, R$ 110 milhões. Vai sobrar mais dinheiro para o governador administrar o Rio de Janeiro, e uma parte desse dinheiro tem que ser alocada em políticas sociais, de preferências em duas áreas cruciais: saúde e educação".

O governador em exercício do estado, desembargador Ricardo Couto, afirmou que o Rio de Janeiro vai fazer uma economia de mais de R$ 3 bilhões e, com isso, reduzir a previsão de déficit no orçamento.

A adesão ao Propag começou a ser negociada em dezembro do ano passado e, em maio deste ano, foi confirmada pelo presidente Lula e pelo governador em exercício.

Ainda no Rio de Janeiro, Lula participa de cerimônia, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de anúncios de ampliação de investimentos e liberação de recursos do PAC para obras em periferias, favelas e comunidades urbanas no Rio, como o Complexo da Maré, a Rocinha e o Jardim Maravilha, onde acontece a solenidade.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários