NOTÍCIAS Embasa entrega material educativo com orientação de uso correto da rede de esgoto no período das chuvas
14/01/2021 11:14 em Todas

 

 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem alertando a população sobre a importância de evitar escoar a água das chuvas na rede coletora de esgoto. Por meio da entrega de material educativo, entregue junto com a conta, os moradores do bairro Morada da Lua, em Barreiras, recebem orientações que, se cumpridas, podem evitar constantes extravasamentos nos poços de visita, estrutura da rede de esgoto visível nas ruas pelas tampas com a inscrição Esgoto/Embasa.

 

Ao receber o panfleto, a moradora Filomena da Silva, explica que nunca teve problemas com a rede de esgoto. “Aqui em casa, fizemos tudo certo para não ter problema, mas é bom que todos saibam se tiver, por engano, fazendo errado”, reforça. Perto dali, a sua vizinha, Eva Fernandes, também se orgulha de fazer correto. “Esgoto é no esgoto e a chuva vai para a rua porque ainda não tem rede de água de chuva. Pode ver aqui que não tem nenhuma água correndo na rua neste momento”, aponta ela, ao demonstrar os benefícios de ter uma rede coletora de esgoto no bairro.

 

No entanto, nem todos os imóveis do bairro seguem as recomendações quando vai se ligar à rede de esgotamento sanitário. Segundo a área operacional de esgoto da Embasa, o trabalho de mobilização em Barreiras foi iniciado pelo bairro Morada da Lua, por causa do aumento do número de serviços de desobstrução que aumentam no período chuvoso quatro vezes mais em comparação com o período seco.

 

“É uma demanda que sobrecarrega a equipe de pessoal e os equipamentos, principalmente pelas obstruções causadas pelo lixo, pedra, areia, folhas de árvores e outros resíduos que caem nos quintais e áreas abertas das residências e são carregados pelas chuvas para dentro da tubulação”, explica o gerente operacional de esgoto da Embasa, Vagner Pereira. Além do bairro Morada da Lua, bairros como Centro, Sandra Regina e Santa Luzia, por serem mais populosos e com grande extensão de rede, também lideram o número de chamados de desobstrução no período chuvoso.

 

A recomendação descrita no material educativo é que a população revise as redes domiciliares de esgoto e de escoamento da água da chuva. “A água da chuva que escorre pelos telhados, quintais e áreas externas dos imóveis deve ir para um sistema próprio de drenagem, caso exista, ou diretamente para a via pública. Na rede de esgoto devem passar somente a água servida dos banheiros, cozinha e da lavanderia”. Em caso de obstrução ou denúncia de uso irregular da rede de esgoto, informar a Embasa pelo 0800 0555 195 ou agência virtual no site  www.embasa.ba.gov.br ou pelo Whatsapp pelo (71) 9.9908.9001.

 

 

Blogbraga/ Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

COMENTÁRIOS