Sessão em Barreiras dá início aos eventos de encerramento da revisão biométrica na Bahia
19/02/2020 10:04 em Todas

Solenidade, realizada nesta terça (18/2), contou com transmissão ao vivo por meio da TV TRE-BA, canal oficial do Eleitoral baiano no YouTube

 

Uma sessão itinerante do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), realizada na tarde desta terça-feira (18/2) em Barreiras, deu início a uma série de eventos programada para marcar o encerramento da revisão biométrica na Bahia. A data é limite para a realização do recadastramento dos eleitores de 242 cidades incluídas no último ciclo da biometria no estado. A solenidade foi aberta ao público e contou com transmissão ao vivo por meio da TV TRE-BA, canal oficial do Eleitoral baiano no YouTube. Participaram diversas autoridades locais, além de estudantes do Centro Educacional Luiz Viana Filho.

 

Assista na TV TRE-BA

 

Durante a abertura do evento, o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, destacou o aspecto cidadão da realização da sessão fora da capital e também dos mecanismos implantados para aproximar os serviços eleitorais do cidadão. “É com muito prazer que, neste momento, instrumentalizo, na cidade de Barreiras, a Justiça Eleitoral Itinerante, modalidade moderna, social e democrática de levar a Justiça aos cidadãos”, disse.

 

O presidente Jatahy Júnior mencionou ainda o “Caminhão da Biometria”, como um dos grandes facilitadores para conclusão exitosa deste último ciclo da revisão no estado. “Muitas vezes o eleitor não dispõe de meios ou de tempo para tirar o seu título, mas, com os serviços prestados pelo Caminhão da Biometria, fornecemos-lhe, com mais eficiência e rapidez, a aquisição do seu documento cívico, pois a Justiça Eleitoral põe à sua disposição toda a sua estrutura para que ele tenha condições de melhor exercer o seu direito público e o voto consciente. Nossa Constituição afirma que o voto é obrigatório. Isso exige que a Justiça Eleitoral facilite o acesso do eleitor que mora longe”, completou.

 

Confira íntegra do discurso do presidente do TRE-BA

 

Além dos membros da Corte Eleitoral baiana e do procurador Regional Eleitoral, Cláudio Alberto Gusmão Cunha; compuseram a mesa de honra da solenidade de transferência de sede do TRE-BA, o prefeito de Barreiras, João Barbosa de Souza Sobrinho; o presidente da Câmara Municipal de Barreiras, Eurico Queiroz Filho; o presidente da OAB-BA Subseção de Barreiras, Alessandro Brandão de Campos Lima; e o juiz eleitoral de Barreiras (75ª Zona Eleitoral), também membro do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Oclei Alves da Silva.

 

Homenagens

 

Na ocasião, integrantes da Corte Eleitoral foram agraciados com a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca: o presidente do Eleitoral baiano, desembargador Jatahy Júnior; a juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer; o juiz ouvidor Freddy Carvalho Pitta Lima; e o juiz e vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), José Batista Santana Júnior. A honraria é concedida a personalidades do mundo jurídico e da sociedade em geral, que tenham se destacado na prestação de serviços em prol do cidadão.

 

Julgamentos

 

Na pauta da sessão itinerante, o julgamento da homologação da revisão biométrica em 16 cidades baianas, todas com recadastramento concluído em outubro de 2019. Foram ainda julgadas três instruções, um processo administrativo e um recurso eleitoral. Informações TRE/BA

 

 

Blog do Boka.

COMENTÁRIOS