Offline
Tribunal da Escócia declara ilegal a suspensão do Parlamento britânico; governo vai recorrer
11/09/2019 08:49 em Todas

Porém, a decisão não afetará de imediato o fechamento da Casa, que teve seu último expediente na segunda(9).

Por G1

 

O mais importante tribunal civil da Escócia declarou nesta quarta-feira (11) ilegal a suspensão do Parlamento britânico. O governo britânico anunciou que irá recorrer da decisão na Suprema Corte de Londres.

A polêmica medida de suspender a atividade dos parlamentares foi tomada pelo premiê Boris Johnson com o intuito de impedi-los de tentar barrar a saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo na data atualmente prevista, que é em 31 de outubro.

A decisão tomada por três juízes desta quarta anula uma sentença anterior do mesmo tribunal, que tinha afirmado na semana passada que o premiê não havia infringido a lei.

Porém, a decisão não afetará de imediato o fechamento da Casa, que teve seu último expediente na segunda-feira (9), segundo a BBC. O bloqueio do Parlamento vai até 14 de outubro.

Os parlamentares ficaram descontentes com a suspensão incomumente longa e às vésperas de um momento em que está sendo definido um dos processos mais conturbados e controversos da história recente do Reino Unido, que é o Brexit.

Com isso, na volta do recesso de verão, a Câmara dos Comuns aprovou uma lei contra um Brexit sem acordo e rejeitou a convocação de uma nova eleição geral no Reino Unido. O pedido de um novo pleito daria ao premiê uma possibilidade de tentar restabelecer uma base de apoio.

 

Confira mais no G1.

COMENTÁRIOS