Offline
SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BARREIRAS VISITA SENAI E DEFINE ESTRATÉGIAS PARA AÇÕES DO PROJETO FUTURO NA MEDIDA
10/08/2019 07:02 em Todas

Acompanhada pelos coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Centro de Referência de Atendimento à Mulher- CRAM, a secretária de assistência social e trabalho de Barreiras, Karlúcia Macêdo, realizou uma visita à sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI na tarde desta quarta-feira (07) onde serão realizados os cursos profissionalizantes, ofertados gratuitamente por meio do Projeto Medida Certa, que estão com as inscrições abertas.

O convênio entre Prefeitura de Barreiras, Ministério Público do Trabalho – MPT e SENAI, garantirá 184 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes de auxiliar de padaria e confeitaria, pedreiro de edificações, pintor de obras, mecânico de manutenção em motocicletas, corte e costura, eletricista instalador residencial de baixa tensão, auxiliar de operações logísticas e torneiro mecânico. O objetivo é dar oportunidade aos jovens a partir de 16 anos e mulheres em situação de vulnerabilidade atendidos nos equipamentos de assistência social (CRAS, CRAM e CREAS), além da comunidade local.

Os últimos ajustes de execução do projeto já foram definidos e os cursos de eletricista e auxiliar de padaria serão os primeiros a começar. Após a reunião estratégica, a equipe da assistência social conheceu a estrutura dos laboratórios do SENAI, guiados pelos representantes do Serviço, Jonas Fernandes, Silmarques Nunes e Dalita Dutkievicz.

 

“Realizamos hoje essa visita para que a equipe conheça a nossa estrutura e metodologia de ensino, que contempla teoria e prática. Convidamos os jovens a procurar os CRAS de seu bairro para realizar as inscrições e ter a oportunidade de mudar de vida, fazendo um curso profissionalizante completamente gratuito”, destacou a gerente de negócios da unidade SENAI – Barreiras, Dalita Dutkievicz.

No dia 22 de agosto, no Centro Cultural Rivelino de Carvalho, MPT, SENAI e o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, assinam o convênio que oficializa as atividades. Após as inscrições que ocorrem nestes 30 dias, a equipe do SENAI mobilizará os interessados para realização das matriculas.

“Diante do trabalho que intensificamos para erradicação do trabalho infantil, o procurador do trabalho, Hélio Cardoso, viu a oportunidade de fortalecer ainda mais a qualidade de vida não só dos adolescentes que estão em medida socioeducativa, mas também às famílias, e nós sugerimos os cursos profissionalizantes com uma instituição de referência que é o SENAI. Os recursos são do Ministério Público do Trabalho destinados aos usuários dos equipamentos de assistência social como CRAS, CRAM e CREAS”, explicou a secretária Karlúcia Macêdo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-BA tem como missão promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria baiana. Entre as suas áreas de atuação estão a educação profissional, a prestação de serviços técnicos e tecnológicos, a pesquisa aplicada e a consultoria. Uma infraestrutura com a qualidade que o mercado reconhece, com equipamentos modernos e laboratórios que são utilizados para produzir conhecimento e desenvolver mais tecnologia, o SENAI-BA conta com 22 Unidades fixas em todo o estado. (Fonte: http://www.fieb.org.br/senai/Pagina/2759/Sobre-o-SENAI.aspx)

Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

COMENTÁRIOS