Offline
Estudantes de Agronomia da UFOB visitam instalações da estação de tratamento de esgoto de Barreiras
11/07/2019 11:36 em Todas

Na última segunda-feira (8), um grupo de estudantes e professores do curso de Agronomia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) conheceu de perto as instalações da estação que trata os esgotos coletados em Barreiras pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Nesta estrutura, localizada na BR-135, na saída para o Piauí, os esgotos de 70% das áreas ocupadas da sede municipal são tratados para, então, poderem retornar ao meio ambiente sem degradar os recursos hídricos de rios e lençóis freáticos da região.

Durante a visita, os universitários foram guiados pelo engenheiro sanitarista da Embasa, Lucas Rizzuto, e pela assistente social, Geisa Mendes, que apresentaram os processos realizados em um sistema de esgotamento sanitário, desde a coleta na porta dos domicílios até a destinação final após o tratamento.

“É importante esta visita, para que eles possam entender o funcionamento de todo o sistema de esgotamento sanitário e de como é fundamental cuidar bem da rede de esgoto, evitando jogar lixo, gordura ou ligar a água de chuva nesta rede. Estas atitudes ajudam a reduzir a quantidade de obstruções na rede e os conseqüentes transtornos causados pelo extravasamento de esgoto nas ruas. Também entenderam o trabalho e os custos envolvidos no funcionamento e manutenção dos equipamentos do sistema”, explica o engenheiro Lucas Rizzuto.

Em Barreiras, a Embasa garante a prestação do serviço de coleta e tratamento de esgoto para um total de 39.500 domicílios. Com a manutenção do aporte de recursos para obras de ampliação da rede para atendimento de mais imóveis, a previsão é que a cobertura de atendimento chegue a 80%, no próximo ano. A estação de tratamento de esgoto integra um investimento de cerca de R$ 113,3 milhões, do Governo do Estado, por meio da Embasa, que modernizou e ampliou há cerca de quatro anos o sistema de esgotamento sanitário de Barreiras.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

COMENTÁRIOS