Offline
Trump anuncia que vai mandar 1,5 mil soldados para o Oriente Médio
24/05/2019 15:58 em Todas

Decisão se deve a tensões com o Irã, disse o presidente americano nesta sexta (24). Na quinta-feira, ele afirmou não acreditar que os EUA precisassem enviar mais tropas para o Oriente Médio.

 

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (24) que enviará cerca de 1,5 mil soldados americanos para o Oriente Médio em meio a tensões com o Irã. O gesto é, principalmente, uma medida de proteção, afirmou Trump, segundo a agência de notícias Reuters. O Pentágono afirmou que as forças não irão para o Iraque ou a Síria.

 

                     

“Algumas pessoas muito talentosas estão indo para o Oriente Médio agora. E vamos ver o que acontece”, acrescentou.

 

As forças ajudariam a fortalecer as defesas dos EUA na região, segundo afirmaram duas pessoas, sob condição de anonimato, à Reuters. Elas afirmaram que o grupo incluía engenheiros.

 

Crise com o Irã

 

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, discursa na capital Teerã — Foto: HO / Presidência iraniana / via AFP Photo

 

 

As tensões entre Teerã e Washington vêm aumentando nas últimas semanas. O anúncio do envio vem um dia depois de Trump ter dito que não acredita que mais militares norte-americanos sejam necessários no Oriente Médio para conter a crise com o Irã. Há dez dias, o jornal americano "The New York Times" afirmou que os EUA estudavam o envio de 120 mil soldados à região, mas o presidente também negou a informação.

 

Na semana passada, Trump escreveu, no Twitter, um texto de ameaça ao Irã. "Se o Irã quiser brigar, será o fim oficial do Irã. Nunca ameace os Estados Unidos novamente!" Logo depois, o país persa anunciou que iria aumentar o enriquecimento de urânio que faz – depois de ter suspendido, oficialmente, alguns compromissos internacionais feitos sob o acordo nuclear.

 

 

No início do mês, os Estados Unidos também enviaram porta-aviões para o Oriente Médio em resposta ao que chamou de "indicações e advertências preocupantes" vindas do Irã.

 

Confira mais no G1 Notícias.

COMENTÁRIOS