Offline
Tiroteio deixa três mortos e cinco feridos em Utrecht, na Holanda; polícia busca suspeito
18/03/2019 13:16 em Todas

Tiroteio deixa três mortos e cinco feridos em Utrecht, na Holanda; polícia busca suspeito

Homem fez disparos dentro de um bonde e fugiu. Polícia afirma que ato pode ter motivação terrorista

Por G1

 

Serviços de emergência foram para a Praça 24 de Outubro em Utrecht, na Holanda, nesta segunda-feira (18) — Foto: Robin van Lonkhuijsen / ANP / AFP

 

 

Um homem fez disparos dentro de um bonde na cidade de Utrecht, na Holanda, deixando três mortos e cinco feridos na manhã desta segunda-feira (18). A polícia afirma que o incidente pode ter motivação terrorista e busca suspeito.

 

Os tiros ocorreram por volta das 10h45 (6h45 no horário de Brasília) na Praça 24 de Outubro, uma estação de bondes no centro da cidade. A polícia e o prefeito da cidade, Jan Van Zanen, mais cedo tinham informado que nove pessoas ficaram feridas. A polícia corrigiu o balanço.

 

Uma grande operação está em andamento para encontrar o suspeito. Os policiais cercam um prédio na frente de onde foi encontrado o carro usado pelo criminoso para fugir.

 

 

Homem armado ataca a tiros passageiros de bonde na Holanda

 

 

Sem dar muitos detalhes, a polícia divulgou a foto de suspeitos de envolvimento com o incidente: o turco Gökmen Tanis, de 37 anos. As autoridades pedem que as pessoas liguem para a polícia e não se aproximem dele. Na imagem, aparentemente capturada por uma câmera de segurança de um bonde, o suspeito está com um casaco azul. Há também o horário em que ele foi capturado: 10h41, ou seja, quatro minutos antes do relato dos tiros.

 

A polícia ainda não informou se há outros envolvidos na ação.

 

 

Polícia divulgou foto de turco Gökman Tanis, suspeito de envolvimento com tiroteio na Holanda — Foto: Reprodução/ Twitter Politie Utrecht

 

O coordenador nacional para seguraça e Contraterrorismo da Holanda, Pieter-Jaap Aalbersberg, afirmou que foram registrados vários tiroteios na cidade e que "não se pode destacar a motivação terrorista".

 

'Porém, até o momento a motivação não está clara e nossa prioridade é deter o suspeito', declarou Aalbersberg, em etrevista coletiva em Haia.

 

Equipe de resgate instala tela no local onde um corpo foi coberto com um cobertor branco após tiroteio em Utrecht, na Holanda, nesta segunda-feira (18) — Foto: Peter Dejong/AP

 

Alerta máximo

 

Após o tiroteio, a praça 20 de Outubro foi fechada e ambulâncias foram até o local. Três helicópteros foram acionados para dar socorro às vitimas.

 

As autoridades elevaram o alerta para ataques terroristas para o nível máximo (5) na província de Utrecht. As escolas foram orientadas a fechar suas portas e a polícia aumentou a segurança nas infraestruturas vitais. As mesquitas foram esvaziadas.

 

A polícia também está em alerta em Amsterdã e Roterdã. A segurança nos aeroportos foi reforçada.

 

O premiê holandês, Mark Rutte, disse estar preocupado e acionou um comitê de combate ao terrorismo após o incidente.

 

A cidade de Utrecht tem mais de 300 mil habitantes e fica a cerca de 40 km da Capital holandesa, Amsterdã.

 

Policial observa carros após tiros no centro de Utrecht, na Holanda — Foto: Piroschka van de Wouw/Reuters

 

Veja transmissão ao vivo de Utrecht:

 

Transmissão ao vivo: Ataque na Holanda

 

— Foto: Igor Estrella/ G1

 
Mais Notícias no G1 Notícias 
COMENTÁRIOS